quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Queremos Paz!

"...Quantas guerras terei de vencer por um pouco de paz." Chico Buarque


Mas, afinal de contas, o que significa a paz?
"A paz é um anseio da humanidade há muito tempo. Mas a paz que tanto se busca só poderá acontecer se ela for cultivada dentro de cada pessoa. Quando a gente começa a pensar nisso, percebe que ainda se tem muito o que aprender em relação à convivência em paz." Irenio Silveira Chaves
Com o desejo de promover um ambiente de paz dentro da nossa escola, as turmas 901 e 902, com a orientação da Profª de Artes Osana Barreto, realizaram um trabalho sobre a Paz.

Cada grupo pesquisou um "Tipo de Paz":

PAZ eterna - um conceito inspirado nos ideais da Revolução Francesa. Designa um estado de paz mundial obtido através de uma república única, capaz de representar as aspirações naturalmente pacíficas de todos os povos e indivíduos.O termo é derivado de uma piada, onde a inscrição "Paz Eterna" é usada na ilustração de um túmulo.









PAZ pela Lei - sugere que a paz deva ser obtida através de legislação em assuntos internacionais, capaz de regulamentar as relações diplomáticas, os conflitos de interesse, etc.

PAZ pela força - obtida quando um indivíduo, instituição ou Estado é fortalecido de tal forma, que toda tentativa de subversão é desestimulada.







 Paz do terror - ocorre quando nações são capazes de causar destruição total umas às outras através de armas e bombas absurdamente poderosas.

                                  


PAZ Social - é a aplicação sociológica do conceito primário de paz, podendo ser entendida como a convivência harmoniosa com as diferenças em uma comunidade.


PAZ Verdadeira - É resultado de um relacionamento profundo com Deus e isso só é conquistado através de uma vida de identidade com o Criador. A paz verdadeira que desejamos é a paz que se encontra em Deus. É Nele que encontramos sentido para a nossa existência. Viver de acordo com os propósitos de Deus é a única garantia de paz interior. "Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia." Isaias 26:3
Para alcançarmos a  paz verdadeira é necessário que tenhamos AMOR, GRATIDÃO, HARMONIA, FELICIDADE, UNIÃO, RESPEITO e VERDADE.



Declaração de Paz 
(Unesco 1989)

Paz é reverência pela vida.
Paz é o mais preciosos bem da humanidade.
Paz é mais que o fim dos conflitos armados.
Paz é um tipo de comportamento.
Paz é um arraigado compromisso com os princípios da liberdade, justiça, igualdade e solidariedade entre todos os seres humanos.
Paz é também uma harmoniosa parceira entre a humanidade e o meio ambiente.

Turma 901

Turma 902

Nenhum comentário:

Postar um comentário